sexta-feira, 18 de julho de 2008

No tempo de Vieira


David e Golias, Caravaggio.



CONVENCER PELO HORROR

Em cenas como esta, representando episódios bíblicos, os autores salientavam os aspectos macabros, mostrando ostensivamente o sangue jorrando do golpe, as expressões dos degolados, a atitude resoluta dos personagens: não pode haver piedade para os ímpios.


EGIXIR ADESÃO INCONDICIONAL

A Igreja Católica exige a cada fiel uma adesão sem reservas, mesmo que para isso tenham de executar as tarefas mais arriscadas, para as quais pareceria haver outros melhor qualificados:

  • nesta cena de David e Golias, o mais jovem tomou o lugar dos mais velhos na defesa do seu povo;
  • na cena de Judite e Holoferne, reproduzida noutro "post", foi uma mulher a fazê-lo em vez dos homens, liquidando o tirano.

O PAPEL DRAMÁTICO DA LUZ

Um foco de luz intensa incide nos elementos mais dramáticos das cenas e faz mergulhar na penumbra tudo o resto.


Este violento claro-escuro é uma marca poderosa do Barroco.

Sem comentários: