sexta-feira, 18 de julho de 2008

No tempo de Vieira

Velasquez
1656

O jogo do Poder:

À primeira vista, Velasquez, um dos maiores pintores de todos os tempos, representou nesta grande tela uma inocente cena da corte.
Aparentemente, tratar-se-á de um retrato de uma infanta. Será assim um tema tão importante que motive tamanha obra?
Na verdade, assistimos a um jogo muito interessante:
O pintor deixa-nos uma visão mais complexa da realidade, pintando diversas personagens e outros elementos simbóloicos em sucessivos planos:
  • Vemos, em primeiro lugar, a infanta rodeada por damas de companhia, por criadas e um cão.
  • Em segundo plano, o próprio pintor. Vemos à sua frente uma tela e nas mãos a paleta e um pincel. Ou seja, afinal também é um auto-retrato.
  • Do lado direito, uns criados ou uns religiosos.
  • Ao fundo, a parede está coberta de quadros. Reproduzem-se à escala diversas obras.
  • Nessa parede, um espelho reflecte duas figuras: são o Rei e a Rainha. Se "reconstruirmos" mentalmente o espaço sugerido pelo autor, naquele momento, estar-se-ia a retratar não a infanta mas o casal numa cena que representa a intimidade da família real. No auto-retrato, o pintor está voltado não para a pequena infanta, mas para o casal real. Eram estes que estariam a ser retratados afinal.
  • Ao fundo, depois de uma porta, subindo umas escadas, espreitando sorrateiramente, talvez um camareiro velando pela família real. A identidade desta personagem é objceto de muitas discussões porque se considera importante para se decifrar o mistério deste quadro. O que estará ele a fazer: a proteger a família real ou a controlá-la?

A corte era a de Filipe IV de Espanha, III de Portugal.

A infanta era sua filha que era, nessa altura, senhor de Portugal e de Espanha, para além de um vasto Império.
Por isso é que o quadro se denomina Las Meninas e não Las Ninas, uma vez que a infanta era portuguesa. Coisas da História...


O quadro encerra, pois, um jogo, em que entra espelhos e tudo (afinal o autor está a representar quem ou o quê?) e uma narrativa (pode-se contar uma pequena história à volta destas personagens).

Pedro Semedo


Sem comentários: